Eu já falei sobre como instalar o Wordpress no Raspberry Pi Zero, para ter um blogue para chamar de seu e guardar no bolso. Este artigo é uma continuação do artigo Blog no Chaveiro , que você pode conferir aqui . Porém tem muita gente que torce o nariz quando se instala o Wordpress usando o repositório Debian (no caso o Raspbian) por algumas razões, como: Suporte a atualização do sistema Wordpress prejudicado. Necessidade de instalação manual (usando esse procedimento aqui: https://wiki.debian.org/WordPress ) Esse procedimento tem falhas e o site pode apresentar funcionamento inadequado. Ao instalar o MariaDB, o há um problema de acesso com o usuário root, saiba mais aqui . Por ser trabalhoso, muitos blogs recomendam a instalação manual, sem usar o pacote fornecido pela distribuição. A atualização de plugins e temas fica prejudicada, pois o sistema não consegue gravar os dados na pasta correta, que é virtualizada pelo servidor Apache, gerando erros de atualização e exclusão. Por o...
No dia 29 de março, as transmissões analógicas de televisão foram encerradas na Grande São Paulo. Até 2023, todo o Brasil receberá o sinal de TV aberta apenas por transmissão digital. Mas isso não significa que seu velho televisor se transforme em mobília inútil e forte candidato a ir para o lixo. O Raspberry Pi pode dar uma sobrevida ao aparelho, pois conta com uma saída analógica de áudio e vídeo por meio de cabo RCA.
Se o seu televisor possui entrada auxiliar RCA, basta plugar um cabo RCA na TV, dependendo do modelo de Raspberry Pi que você possua. Para os Raspberry Pi de primeira geração é preciso um adaptador de P2 estéreo para RCA e um cabo AV, ou um cabo P2/RCA com um cabo RCA avulso para o sinal de vídeo. Para os Raspberry Pi de segunda geração é preciso um cabo P2 trifásico para RCA, e em alguns casos, de um adaptador para o plugue triplo. O cabo P2 trifásico é igual ao usado nos fones de celular e geralmente é us ado em filmadoras.
Se o televisor não possui entrada auxiliar, é preciso usar um aparelho de vídeo que possua entrada auxiliar e saída de sinal para antena. E esse aparelho dedicado a isso, efetivamente pode não ter. Mas há um aparelho que pode fazer isso, mesmo não sendo sua principal função: o aparelho de vídeo-cassete. O vídeo-cassete, assim como os antigos videogames Atari, tinha como conexão com a TV pela entrada da antena. E vai ser por alí que o sistema vai funcionar. Conecte o Raspberry Pi no vídeo-cassete e conecte a saída de antena do vídeo-cassete na entrada de antena da televisão antiga. Ligue a TV e sintonize o canal 3 ou 4 (depende do ajuste do vídeo-cassete). Ative o sinal AV do vídeo-cassete e depois selecione o sinal auxiliar no vídeo-cassete. A imagem gerada pelo Raspberry Pi aparecerá na tela da TV.
O Raspberry Pi é um dispositivo bem versátil. Pode ser usado para jogos, reprodução de multimídia e até, quando conectado a um receptor de TV digital USB, se transforma em um set top box. Tudo isso além das funções de computador, como acesso a internet e aplicativos de escritório, por exemplo.
Comentários
Postar um comentário